Friday, April 27, 2007

Uma espetada diferrente

Olá novamente! Cá estou com mais uma sugestão saudável parra complementarrem as vossas rrefeições. Hoje trrago uma alterrnativa fantástique às trradicionais espetadas de tudo e mais alguma coisa. La magnifique Espetada de Frruta!!

Muito simples de fazerr e com um saborr difícil de esquecerr, é o que eu costumo dizerr.

Experrimentem, vão adorrar.


Espetada de frruta

Parra 1 pessoa (com muito bom gosto)

Igrredientes:

Morrangos (100gr)
Larranja (25gr)
Kiwi (25gr)


Prreparração:

1º - Corrta-se a larranja, o kiwi e os morrangos aos pedaços grrandes

2º - Coloca-se a frruta nos paus de espetada, iniciando e terminando com uma rodela de kiwi

3º - Polvilha-se com canela em pó.


E voilá, bon apetit.


Micael Morango

Monday, April 23, 2007

A Maçã da inspiração

Muitas vezes nem nos apercebemos da verdadeira importância da fruta. No nosso quotidiano ela é nos mais útil do que se imagina. Para além do bem que faz à nossa rica saúdinha, ainda nos permite utilizá-la de diferentes maneiras. Decidi pegar no exemplo da maçã, mas podia ter pegado noutra fruta qualquer.

Quantos de vocês já não ouviram falar da grande cidade norte-americana, Nova Iorque? Todos a conhecem, seja por lá terem estado, visto na televisão ou apenas terem ouvido falar. Então, se a conhecem, sabem também que o seu apelido não é nada mais nada menos que “Big Apple”, o que traduzindo dá, Grande Maçã. Mas há mais. Quem é que também não conhece os famosos Macintosh? Feitos pela Computadores Maçã a.k.a. Apple Computers. Alguns até os estão a usar enquanto lêem isto. Já agora aproveito e pergunto: sabem o que é que os fundadores da Apple têm em comum entre si? Ambos têm uma maçã-de-adão na garganta. Já estão fartos desta sucessão de maçãs? Estão com vontade de mandar qualquer coisa ao chão? Pois fiquem a saber que essa técnica de partir coisas atirando-as ao chão só funciona por causa da força gravitacional da Terra. Algo descoberto por Isaac Newton quando uma maçã lhe caiu em cima da cabeça!!

Thursday, April 19, 2007

Sumos parra todos os males

Mui bien, parra hoje vou ensinarr-vos a fazerr uma sérrie de sumos naturrais que ajudam a tratar de uma infindade de prroblemas e que acima de tudo, têm um paladarr muito agrradável. Muito simples de fazerr, só têm de juntarr os ingrredientes numa liquidificadorra e voilá, o vosso sumo está prronto!

“Não há nada como um bom sumo de frruta parra viverr à maneirra”, como costumo dizerr.
Experrimentem.


Purificar o sangue: 3 maçãs e 8 morangos

Regulador nocturno: 1 pêra e 2 maçãs

Baixar o colesterol: 1/2 maçã, 5 cenouras, 1 raminho de salsa; 1 colher de gengibre em pó

Melhorar a pele: 1 maçã, 5 cenouras e uma colherzinha de gengibre

Retardar o envelhecimento: 3 fatias de melancia, 5 cenouras e 1 raminho de salsa

Clarro que podem semprre fazerr os habituais sumos de frruta com apenas 1 frruta. Semprre ideais parra qualquerr alturra do dia ou ocasião.

Wednesday, April 18, 2007

Cão salva dono engasgado com 'primeiros socorros'

Debbie Parkhurst diz que estava a comer uma maçã na sua casa, na cidade de Calvert (nordeste dos Estados Unidos), quando um pedaço da fruta ficou entalado na sua garganta.

A Sra. Parkhurst disse que bateu no seu próprio peito para tentar mexer o pedaço de maçã, mas que não conseguiu.

Foi quando Toby, o seu labrador, entrou em acção.

"Ele empurrou-me para o chão e, assim que eu me deitei de costas, ele começou a pular no meu peito", disse ela à agência de notícias Associated Press.

O pedaço de fruta saiu do lugar e, depois, Toby lambeu o rosto da dona para que ela não desmaiasse.

in site BBC Brasil.com


A Sra. Parkhurst, como seguidora fiel e atenta aqui do nosso blog, estava uma vez mais a deliciar-se com a sua habitual peça de fruta diária, quando a história que acabaram de ler teve lugar.

Valeu-lhe o Toby, que já sabe que a sua dona é assim uma pessoa muito activa, que faz tudo sempre a correr e por isso mantém-se nas redondezas não vá acontecer-lhe alguma. Felizmente que o fez, pois acabou por lhe salvar a vida ao fazer-lhe a famosa Manobra de Heimlich, desta feita em versão canina.

Que sirva de lição à Sra. Parkhurst e a nós, para que, da próxima vez que estivermos a comer uma fruta (ou outra coisa qualquer), o faça de uma maneira mais pausada.
Para além de comer alimentos saudáveis, é importante comê-los com qualidade. Até porque à pressa, quase nem se sente o excelente sabor de, por exemplo, uma sumarenta Maçã Gran Smith ou de uma doce Pêra Rocha.

Dona Parkhurst, fica aqui o apelo para que, dê uma porção extra de festinhas ao Toby e que às vezes o deixe dormir dentro de casa. Ele merece.

Tuesday, April 10, 2007

Banana com música

Hummpff, o que é que aquela receita tem assim de tão especial? Era preciso um chefe de culinária para isto? Salada de Abacate?! Qualquer um podia ter se lembrado de uma receita assim e fazê-la sem dificuldade nenhuma. E mais uma coisa. Sumos de fruta, meu amigo Micael, esses já existem há muito tempo. Portanto, não trouxeste realmente nada de novo. Mas adiante… .

No outro dia, ao ouvir o meu selecto e requintado espólio musical, deparei-me com uma música que já não ouvia há algum tempo e que é, digamos que, uma ode à minha pessoa. Era eu ainda um adolescente e verde banana, quando fui contactado por um reconhecido artista musical português, que me pediu por tudo no mundo para utilizar o meu apelido numa das suas músicas. Disse-lhe que não e expliquei-lhe que não queria arranjar problemas com os Bananas todos da minha família e que dispensava ter de levar uma descasca daquelas que só o meu pai, apesar de ser um Banana, sabia dar. Mas, ele lá insistiu tanto, que acabei por concordar.

Muitas pessoas não sabem, mas a letra desta música apenas se tornou tão popular porque aqui o Bernardo, aceitou emprestar o seu bom nome em honra à música nacional. Em grande parte, o sucesso desta música dependeu da minha boa vontade, porque nunca teria sido o mesmo se em vez de Banana tivesse sido Maçã, Papaia ou outra qualquer (não desfazendo, claro). Aqui vos deixo então, o refrão dessa música:


“Como o macaco gosta de banana,
Eu gosto de ti
Escondi um cacho debaixo da cama
E comi, comi
Minha macaca gira e bacana,
O teu focinho é que não me engana
Pois se a macaca gosta de banana
Tu gostas de mim
Como o macaco gosta de banana
Eu gosto de tiiiiiiiiiiiiii”

Letra e música: José Cid

Monday, April 09, 2007

Salada de Abacate, s´il vous plaît.

Orra então, cá estou eu, pronto a ajudarr nesta missão ciberrnáutica que os meus amigos Patrrícia Pêra e Berrnarrdo Banana iniciarram, com o objectivo de levarr todos a terr uma alimentação mais cuidada e muito mais saudável. Parra hoje então, escolhi apresentar um prrato muito leve, muito fácil de prreparrar e ideal parra começarrmos esta nossa, chamemos-lhe assim, Rubrrica do Morrango.

O frruto em destaque parra o prrato de hoje é o Abacate. O Abacate tem na orrigem do seu nome, uma palavrra que muitos de nós não julgarríamos ter. Derrivado do nome ahuacatl (palavra asteca) significava testículo, devido à sua forrma parrticularr. Depois da conquista espanhola, o seu nome derrivou parra aguacate que depois se trraduziu parra o nome que ainda hoje é utilizado. Existem 500 varriedades diferrentes e todas elas rricas em vitaminas, açucarres e excepcionalmente rricas em prroteína.

Devo dizerr que esta intrrodução foi-me dada pela minha querrida amiga Patrrícia, já que o colega Berrnarrdo se mostrrou “indisponível”.

Bem, passemos ao que interresa:


Salada de Abacate

Ingrediente Principal - Abacate
Tempo de Preparação - 15m.
Grau de Dificuldade - Fácil
Nº de Pessoas - 6 Pessoas
Calorias – (tão poucas que nem dá parra contarr)

Ingredientes:

Abacate: 4
Alface: 1
Azeitonas: 1 chávena
Endívias: 3
Iogurte natural: 2 pacotes
Natas light: 0,5 pacote
Orégãos: 1 q.b.
Pimenta: q.b.
Pimentão: 1 colher de café
Sal: q.b.
Sumo de limão: 2 colheres de sopa
Tomate: 3


Preparação:

Prrepare a salada: lave todos os legumes em água corrente. Corte o abacate e o tomate e regue-os com sumo de limão temperado com sal, pimenta e orégãos. Corte a alface e as endívias em tiras finas. Disponha parte das tiras de alface e endívia no fundo da taça, deite por cima a mistura de abacate e tomate misturados com as restantes tiras de alface e de endívias e azeitonas pretas descaroçadas. Prepare o molho: misture os iogurte com o pimentão doce, as natas, o sal, a pimenta e os orégãos.

E um bom sumo de frruta naturral parra acompanharr, non? É uma sugestão.

Voilá, bon apetit.

Wednesday, April 04, 2007

Truques para uma alimentação saudável

Temos vindo a falar bastante aqui no nosso blog acerca do cuidado que é preciso ter com a nossa alimentação e que devemos alterar alguns dos nossos maus hábitos em relação à comida. Pois bem, eu sintetizei alguma da informação mais importante e vou partilhar convosco alguns truques para que no dia-a-dia tenham outros cuidados com o que comem.

1. Deve ser praticada uma alimentação variada para garantir ao organismo todos os nutrientes de que ele necessita
2. As calorias ingeridas devem ser as adequadas à manutenção de um peso saudável.
3. Apostem nos alimentos que nos garantem mais vitaminas, sais minerais, fibra, açucares complexos e pouca gordura. Falo das frutas, dos vegetais e dos cereais.
4. Cortem na gordura saturada e no colesterol. Fazer isto já diminui imenso o risco de doenças cardiovasculares e certos tipos de cancro.
5. Prefiram o peixe e as carnes brancas em detrimento das carnes vermelhas, mais ricas em gorduras saturadas.
6. Evitem o açúcar ou usem-no com contenção, para prevenir o risco de diabetes e obesidade.
7. Também algum cuidado com o sal, previnam-se contra a hipertensão arterial.
8. As bebidas alcoólicas são completamente dispensáveis.


Seguindo estas 8 simples dicas, já estão a garantir um estilo de vida saudável para vocês que se irá reflectir num enorme bem-estar físico e psíquico para enfrentar o dia-a-dia.

A evolução da espécie

Fiquei muito admirado com o conteúdo do último post da Patrícia acerca da “Maçã Fatiada”. Isto realmente, hoje em dia já se faz tudo. À medida que avançamos no tempo, vão-se inventando novas maneiras de alterar os hábitos das pessoas para que levem uma vida mais saudável. Por exemplo:

No início dos tempos, Adão e Eva (para os que acreditam nesta teoria) foram informados de que a fruta era uma coisa que lhes fazia muito bem. Claro, havia por lá uma fruta que, por motivos alheios, fazia mal, mas não por culpa da fruta em si, portanto, não conta. Depois, uns anos mais tarde, em vez de comermos a fruta à dentada, começaram a descobrir que esmagando a fruta se podia fazer sumo. Uma maneira mais prática e fácil de comer essa mesma fruta.
Mas, como isso não bastava, alguém se lembrou de juntar várias frutas num único sumo. Se uma fazia bem, porque não juntar várias no mesmo recipiente?
Claro, acham que ficámos por aqui? Não, inventámos mais qualquer coisa. Como o grande problema da fruta e consequentemente, dos sumos que são feitos dela, é a sua curta validade, isso podia servir de desculpa para não a comer tanto quanto se devia.
Então, surgiu aqui há pouco tempo, sumos de fruta, e de fruta verdadeira, com uma validade muito maior. Ou seja, temos a fruta, temos o sumo e temos a validade. E mesmo assim, ainda há quem não tenha criado este hábito essencial para a sua saúde! Como é possível, pergunto eu? A parte mais chata já está resolvida, só temos de beber.

Ai a preguiça… .