Era para atestar com fruta, s.f.f. !
Pode ser que no futuro, seja isto que digamos ao gasolineiro que nos fôr colocar combustível no veículo. Uma vez que o petróleo está cada vez mais “fora de moda” graças ao seu preço, escassez e poluição ambiental, estudam-se cada vez mais as alternativas à sua utilização.
Desta vez foi a rapaziada da Universidade de Wisconsin, nos EUA, que descobriram que os açucares naturais presentes na fruta quando transformados em líquido, têm 40% mais energia quando comparado com o mesmo volume de etanol, o único combustível automóvel actualmente produzido em grandes quantidades a partir da biomassa.
Eu gostaria de vos explicar como é que, ao certo, é realizado este processo, mas admito que é muito complicado de perceber para um mero leigo na matéria. Para os que têm pretensões a serem cientistas, aconselho-vos a irem ao site da revista Nature e “queimarem” os vossos neurónios a perceber o conceito.
Por enquanto, não se entusiasmem e evitem abastecer a vossa viatura com sumo de laranja ou algo do género. Vão ficar bastante decepcionados com o resultado, acreditem. Mas o vosso mecânico vai adorar, oh se vai... .
Sumos ainda só servem para nos abastecer a nós próprios e esses sim, dão grande rendimento à máquina que é o corpo humano.
in www.nature.com