Monday, May 14, 2007

O Limão e o Estômago, amigos ou inimigos?

Toda a gente já ouviu dizer que o limão é péssimo para o estômago, porque devido à sua acidez, corrói as “paredes” do estômago e provoca gastrites, úlceras e dores estomacais.

Pois bem, um estudo levado a cabo por alunos dos curso de Farmácia e Bioquímica da Universidade Federal de Juíz de Fora, sob a orientação do responsável pelo Núcleo de Pesquisa de Fisiologia do Sistema Digestório, o prof. Luiz Carlos Bertges, chegaram a uma conclusão, no mínimo, controversa.

Então não é que o limão não faz mal nenhum ao estômago como até só faz é bem? É verdade. O limão, apesar daquele sabor ácido, derivado do seu princípio activo, o ácido cítrico, perde essa característica após entrar em contacto com o organismo, tornando-se neutralizante da acidez interna. Ou seja, ideal para quem sofre de problemas de estômago e para quem se quer prevenir de os vir a ter.

Para além desta revelação surpreendente, fica também aqui uma referência para outras das capacidades curativas do limão, rico em vitamina C e por isso, aconselhado em gripes e constipações, faringites, laringites e gengivites.


Fonte: www.dm.com.br

18 Comments:

At 4:01 PM, Blogger mymind said...

wow n sabia, inda bem pk gosto de sumo de limao, lol

 
At 4:32 PM, Blogger Enfim... said...

mais uma dica, estamos sempre a aprender lol


Bjokas

Boa semana

 
At 5:20 PM, Blogger O meu diário said...

Olá querida Patricia, eu costumo tomar um copo de água com umas gotas de sumo de limão ao acordar e adoro

mil jinhos e uma optima semana

 
At 8:24 PM, Blogger Benfiquista said...

obrigado pela visita ja agora :)

É como a enfim diz, 'estamos sempre a aprender' :)

Bom blog!

 
At 9:01 AM, Blogger Belzebu said...

Pois ainda bem, se há coisa que me dá um prazer enorme, é um bom sumo de limão, bem fresquinho e tenho que reconhecer que tinha algum medo de exagerar!

Saudações infernais!

 
At 7:24 PM, Blogger cusca said...

Eu sempre pensei que o limão fazia mal.
Fiquei deveras surpreendida!
Gosto mt das tuas dicas.

Bj

 
At 11:53 PM, Anonymous Anonymous said...

Boa tarde caros amigos.Na minha modesta opinião, o limão é fixolas...

Limão que é limão...não deixa ninguem na mão..!!

Limão de verdade, sabe bem ate à tarde!!!

 
At 9:29 AM, Blogger Joana Pinheiro e Luísa Álvares said...

Bastante interessante.
Seria giro saber se eventualmente existe uma dose máxima que se possa recomendar pois em quantidades excessivas pode eventualmente já nao ter propriedades tão interessantes.
Joana Pinheiro

 
At 2:41 PM, Blogger SA said...

só razões para se aderir às limonadas.

 
At 11:02 AM, Anonymous Anonymous said...

ola!!
ja ouvi dizer k tomar meio copo de agua morna com o sumo de um limão, tomado 2h antes do pequeno almoço faz mto bem á celulite!! o tratamento é durante 20 dias sem paragem e uma vez por ano!!
atenção!! nada de parar nem um dia, senão pode estragar o tratamento :(

 
At 9:48 PM, Blogger Lua said...

Eu adoro o limão, seja como limonada, usado para tempero, e então um cházinho feito com a casca limão e uma colherzinha de mel na altura das gripes e constipações? é do melhor!!

 
At 3:59 PM, Blogger Arlindo Orlando said...

tenho gastrite por toda minha vida evitei Limão por ele ser acido e em tudo q leio só me mandão evitar, pela 1ª vez estou vendo isso q o limão pod fazer bem para quem tem uma inflamação no estomago.

 
At 5:23 PM, Anonymous Portalcasa said...

Parece controversa esta informação de tão chocante as conclusões e adversa aos nossos mitos. Estou sendo cobaia, estou tomando suco de limões para ver se melhoro do estomago, depois eu conto o resultado, ainda estou no terceiro dia seguido.

 
At 2:24 AM, Blogger Clemilde said...

Estava aqui procurando se limão prejudicava o estômago e cheguei aqui. Passei mal o dia inteiro. Estou fazendo tratamento de gastrite e refluxo, mesmo como os remédios tive náusea e esôfago, estomago ,intestino parecia todo em feridas. Achei que não conseguir jantar, nem água descia, pinguei então umas gotas de limão num copo de água. A náusea sumiu, jantei e estou bem melhor.
Vou continuar usando.

 
At 2:07 PM, Blogger Sara said...

Seria bom ter muito mais informações para decidir se é bom ou mau, mas a verdade às vezes é difícil descobrir isso, eu espero que nós possamos encontrar um lugar que também pode solicitar um delivery pela internet que é saudável.

 
At 6:17 PM, Anonymous Anonymous said...

Verdade fui cobaia da experiencia.

 
At 4:19 AM, Anonymous Anonymous said...

Apesar de saber dos benefícios do limão,fica aqui tambem o parecer de alguem que estuda algumas coisas de medicina...o limão pode tambem ser prejudicial,falemos no estômago...se for tomado demasiadamente pode provocar danos sim nas paredes do mesmo....e não perde as suas características ácidas como disseram na dita explicação atrás referida...a dose aconselhável será então...1 litro de água para meio limão,duas vezes ao dia...e quando se pratica desporto ( atletismo,ciclismo e ou futebol,tal como outros desportos deste género),0.750ml com 4 ou 5 gotas de suco de limão...Bom dia e boa saúde a todos...em breve irei criar uma pagina no meu facebook dedicada há. Saúde...o nome é Nickolai Polanski

 
At 2:43 AM, Anonymous Anonymous said...

quase morri de dor de estômago com uma limonada , pois tenho problemas de gastrite, essa história é falsa e infundada

 

Post a Comment

<< Home