Wednesday, August 30, 2006

Fruta - o sabor da vida

Não há como esconder pois já todos nós sabemos: Fruta é prazer em comida.
Quem o diz é o povo com expressões populares que o costume imortalizou.

Quando falamos de um desejo reprimido, daquele mais saboro que não se consegue alcançar, dizemos:
“O fruto proibido é o mais apetecido”
Sim, sim. Aqui há uma questão de género, mas estamos a falar de fruta.

À criança travessa que desafia as regras e as convenções e atreve-se nos seus desejos, logo alguém diz: “estás muito saído da casca”.
Assim como a fruta, também nós, para saborearmos a vida temos de sair da casca.

E aqui na blogosfera todos competem para saber quem é o principal, qual é o blog com mais conteúdo, enfim:
"Qual é o blog com mais sumo?"

Quer a nossa vida esteja por gomos ou numa peça única, quer tenha mais ou menos sumo, mais ou menos caroços, o importante é vivê-la e saborea-la.

Wednesday, August 16, 2006

Duelo no velho Oeste

Em pleno mês de Agosto, o sol arrasava com toda a sua força e as famílias já se tinham escondido.
Aproximava-se a hora do duelo.
Ali no velho Oeste de Albufeira. Na zona antiga e ocidental da vila.

O mais destemido soladeiro da zona, Bernardo Banana, é o primeiro a chegar. Retira a sua t-shirt de forma viril e máscula e prepara-se para o confronto.

Num terraço do outro lado da rua, o desafiador, o recém chegado, mais conhecido como “O Estrangeiro” acaba de chegar.

B.B: pensou: - loiro, gordinho e pele cor de Lagosta. É assim que eu gosto deles. Este não vai dar luta.- Bernardo sentia-se confiante.

“O Estrangeiro” sentou-se na sua maca, apontou para o céu, sorriu e disse “ HOT “. B.B. mostra o seu sorriso destemido, senta-se calmamente e responde:
- “ GUUUUUD”.
- O desafio estava lançado.

O primeiro a sacar foi o estrangeiro. Sacou de uma cola com a marca do supermercado, cheia de açucar e gás e bebeu de uma só vez. O nosso herói B.B: puxou da sua arma favorita: um jarro de água com 3 rodelas de limão e 6 cubos de gelo. Colocou um pouco no copo e bebeu de uma só vez .

Rapidamente e em gesto violento, o homem vindo de fora, conhecido pela maioria como “O Estrangeiro” desembrulha de um papel um Hamburguer gorduroso e dá uma forte dentada arrancando metade da sua presa. Da sua testa começavam a escorregar enormes gotas de suor, resultado do medo e do calor que se fazia sentir.

B.B. reage rapidamente e tira do saco um grande cacho de uvas bem lavadas e começa a depenicá-las uma a uma, com um olhar de desdém para o seu adversário.

As emoções estavam ao rubro e o antigo termómetro de mercúrio já tinha rebentado com o calor.

“O Estrangeiro” aproveitando-se da sua mão livre puxa de um pacote de batatas fritas carregadinhas de sal e começa a atafulhá-las e a tritura-las. Os lábios do estrangeiro começam a dar sinais claros de desidratação
B.B. responde com um toque de ironia atirando uma uva ao ar e apanhando com a boca na descida.
Em acto de desespero o Estrangeiro saca do seu último recurso, uma bebida alcoólica extremamente diurética, uma cerveja. Ao primeiro gesto bebeu a lata quase toda. A multidão espantada responde “UUUUUUUUUUUH”.

No momento de suspense, Bernardo agarra com a mão direita em 6 uvas e com a mão esquerda agarra num copo de limonada. Bebe o copo de uma só vez e rapidamente come todas as uvas que tem na mão.

O Estrangeiro faz um sinal claro de derrota, levanta-se abana o chapéu como se fosse um leque e abandona o recinto.
O público enlouquece e começa a gritar “B.B.B.B.B.B....”. Algumas raparigas nas primeiras filas começam : “Bébé, bébé, bébé....”.

A massagista mais linda do velho Oeste que tinha começado a por protector solar nos ombros do vencedor diz “Bernardo, já estás com aquele sorriso outra vez. O que é que estiveste para aí a inventar?”

Bernardo abre os olhos, olha para a frente e vê a varanda vazia, do seu lado direito um cacho de uvas, do lado esquerdo a limonada. Sorri e pensa para sí próprio:

Isto não foi um sonho.
B.B. rules.

Thursday, August 10, 2006

há dietas e dietas

As férias chegaram finalmente e está na altura da prova de fogo.
É altura de saber se as dietas em que tanta gente embarcou teve resultados.

O mais provável é que tenha tido resultados, mas que os custos sejam muito maiores. Produtos milagrosos não faltam para aí, mas poucas pessoas conseguiram perder peso de forma saudável e o mais provável é que recuperem tudo o que perderam nos primeiros gelados.

Os nutricionistas podem discutir em algumas coisas, mas quando se fala de perder peso só há uma forma equilibrada de o fazer e é através de desporto e alimentação cuidada.

A segunda regra para perder peso de forma saudável é não começar em maio para estar magra/o em Agosto. Na verdade quem tem problemas de peso deve começar hoje com um estilo de vida saudável para estar sexy no próximo verão.
O nosso corpo não está preparado para perdas de peso radicais e acabamos a sofrer muito mais física, mental e emocionalmente se o fizermos.

Se aprendermos a respeitar e amar o nosso corpo ele irá nos recompensar por isso.

O desporto tal como a alimentação deverá ser visto com moderação. Para pessoas sedentárias é aconselhável começar com desporto 3 vezes por semana exercício de intensidade média ou baixa. Intensidade baixa não quer dizer que se faça meia hora de tai-chi e depois se coma uma fatia de cheese cake.
É importante saber gerir o cansaço de forma a que a sensação de pós-treino seja de prazer e não de sacrifício, embora as primeiras semanas sejam sempre um pouco duras.
Também convém lembrar que a duração do exercício é mais importante do que a intensidade do exercício. Andar depressa ou correr moderadamente durante 40 minutos permite perder mais peso que sprintar durante 20 minutos. Ao atingirmos níveis de batimentos cardíacos demasiado elevados entramos num processo anaeróbio que não ajuda a perder peso.

Para pessoas com dificuldades devido ao peso ou à idade, exercícios na água (como hidroginástica ou natação) são óptimos. Mas lembrem-se que nem todos gostamos do mesmo e encontrar uma actividade com que nos sintamos bem é fundamental para nos sentirmos motivados e voltar mais vezes ao ginásio.

O resultado de fazer desporto e comer de forma saudável durante alguns meses é que se torna um hábito, melhora a nossa disposição e após algum tempo já nem temos de ter a preocupação com o nosso corpo. O esforço desaparece e o estilo de vida saudável passa a ser um prazer.

Comer muita fruta, cortar nas gorduras e fazer desporto regularmente são a forma de alcançarmos uma forma de estar na vida agradável, ganharmos e mantermos o corpo com que sempre sonhamos.

Wednesday, August 09, 2006

Fumadores - o grupo de risco

O hábito de fumar reduz a esperança média de vida em 10 a 20 anos.

Isto acontece porque o tabaco possui substâncias como nicotina, monóxido de carbono e alcatrão que destroem o corpo a nível celular, o que significa que todo o organismo é afectado e não apenas alguns orgãos como algumas pessoas possam pensar.

A fruta, como não podia deixar de ser, pode ajudar a minimizar o efeito destrutivo do tabaco, contudo é preciso ter em conta que nada pode anular o efeito destrutivo deste vício.

Um dos efeitos negativos do tabaco é a destruição das defesas naturais. Isto faz com que o fumador tenha mais 40% de necessidades de vitamina C que um não fumador. A fruta, nomeadamente os citrinos, é a melhor fonte de vitamina C.

Outro aspecto a ter em consideração é o aumento considerável de radicais livres presentes no corpo. Como já tinha mencionado num texto anterior, os radicais livres quando em excesso são responsáveis por uma grande quantidade de doenças e envelhecimento precoce, mas podem ser combatidos pelos anti-oxidantes que se encontram na fruta.

O tabaco é também conhecido pelo seu efeito vasoconstritor, ou seja, bloqueia a circulação sanguínea. A fruta por outro lado é conhecida pelas suas capacidades em melhorar a circulação sanguínea, bem como a qualidade do sangue.

Por todas estas razões a OMS recomenda a todos os fumadores a ingestão diária de 5 peças de fruta.

Monday, August 07, 2006

Ajudar uma amiga com problemas alimentares

Não é de forma nenhuma fácil dar uma resposta à pergunta da Evy, mas quero só dar umas dicas sobre como lidar com as perturbações alimentares.

Em primeiro lugar convém explicar que as perturbações alimentares são problemas sérios que afectam principalmente as mulheres jovens, mas que não devem ser encaradas de qualquer forma como uma “fase da adolescência” ou uma “mania da moda”.

Estas doenças são problemas psicopatológicos que causam sofrimento aos seus portadores bem como aos seus familiares, mas que devem ser sempre vistos numa óptica de longo prazo, aliás, como a maioria das questões de nutrição.

Para se atingirem resultados positivos é necessário um grande investimento, intensivo e competente através de equipas multidisciplinares sobre as várias formas de intervenção e orientações.

Por último, é necessário atender ao carácter de urgência. Recorrer o mais rapidamente possível a uma consulta da especialidade, sem perdas de tempo, é condição fundamental para o sucesso de tratamento.

Deixo aqui alguns contactos que talvez possam ajudar:

Núcleo das Doenças do Comportamento Alimentar
Aqui devenvolvem-se Consultas de Especialidade
Rua Sousa Lopes, 63 - C
1600-207 Lisboa
ndca@comportamentoalimentar.pt


Consulta de Doenças do Comportamento Alimentar, Serviço de Psiquiatria do Hospital de Santa Maria, Lisboa

Consulta de Doenças do Comportamento Alimentar, Serviço de Pediatria do Hospital de Santa Maria, Lisboa

Consulta de Disturbios Alimentares, Serviço de Psiquiatria do Hospital da Universidade de Coimbra

Consulta de Doenças do Comportamento Alimentar, Serviço de Psiquiatria do Hospital de São João, Porto

Consulta de Pedopsiquiatria do Hospital de Crianças Maria Pia, Porto

Consulta de Doenças do Comportamento Alimentar, do Hospital de São Marcos, Braga

Consulta de Doenças do Comportamento Alimentar, do Hospital Fernando da Fonseca, Amadora



Associação dos Familiares e amigos dos Anoréticos e Bulímicos (AFAAB)
Contactos:
Adelaide Braga - Porto - 22 200 00 42
Alcindo Oliveira - Coimbra - 91 937 72 08
Guiomar Paulo - Faro - 28 999 14 28
Helena Campos - Braga - 25 361 25 08
José delgado - Lisboa - 21 432 19 67

Thursday, August 03, 2006

Frugívoros

Eu sempre achei que não havia ninguém mais maluco por fruta do que eu e a Patrícia.
Mas a verdade é que há.
Há por aí uns criativos que fazem uma alimentação à base de fruta e pouco mais.

São os frugívoros, o tipo mais extremista de vegetarianos.
Existem vários níveis de vegetarianos:

Os ovo-lacto vegetarianos que simplesmente não comem o animal, mas comem o que provém dos animais, como leite, ovos, mel, etc.

Os Vegan são um pouco mais radicais. Como não concordam com as condições de cativeiro a que os animais são submetidos, não comem nada que tenha origem animal. É por isso que encontramos em algumas lojas produtos como leite de soja ou derivados do mesmo.
Podemos criticar esta escolha que aos olhos da maioria de nós pode parecer extremista, mas a verdade é que, graças a eles, grandes alterações foram feitas na forma como se tratam os animais em cativeiro nos países desenvolvidos.

Depois surgem os frugívoros que são de uma linha completamente diferente. Os frugívoros não gostam que se matem as plantinhas. E quando não se quer matar nem animais nem plantinhas torna-se complicado.
A dieta dos frugívoros é baseada apenas em alimentos que possam ser retirados sem matar a planta como as nozes, o grão e as frutas.

Não sei quanto tempo é possível aguentar esta dieta sem ir parar ao hospital com algum tipo de sub-nutrição, mas há que admirar a força de vontade de alguém que consegue estar mais de uma semana com esta dieta.Portanto se acham que comer 3 a 5 peças de fruta por dia é muito lembrem-se destes amigos que não comem mais nada na vida.