Wednesday, August 09, 2006

Fumadores - o grupo de risco

O hábito de fumar reduz a esperança média de vida em 10 a 20 anos.

Isto acontece porque o tabaco possui substâncias como nicotina, monóxido de carbono e alcatrão que destroem o corpo a nível celular, o que significa que todo o organismo é afectado e não apenas alguns orgãos como algumas pessoas possam pensar.

A fruta, como não podia deixar de ser, pode ajudar a minimizar o efeito destrutivo do tabaco, contudo é preciso ter em conta que nada pode anular o efeito destrutivo deste vício.

Um dos efeitos negativos do tabaco é a destruição das defesas naturais. Isto faz com que o fumador tenha mais 40% de necessidades de vitamina C que um não fumador. A fruta, nomeadamente os citrinos, é a melhor fonte de vitamina C.

Outro aspecto a ter em consideração é o aumento considerável de radicais livres presentes no corpo. Como já tinha mencionado num texto anterior, os radicais livres quando em excesso são responsáveis por uma grande quantidade de doenças e envelhecimento precoce, mas podem ser combatidos pelos anti-oxidantes que se encontram na fruta.

O tabaco é também conhecido pelo seu efeito vasoconstritor, ou seja, bloqueia a circulação sanguínea. A fruta por outro lado é conhecida pelas suas capacidades em melhorar a circulação sanguínea, bem como a qualidade do sangue.

Por todas estas razões a OMS recomenda a todos os fumadores a ingestão diária de 5 peças de fruta.

1 Comments:

At 11:14 AM, Anonymous Anonymous said...

Muito interessante, blog com informação muito util.

Eu estou actualmente num plano alimentar rico em frutas. Visitem o meu blog: www.barrigakiller.com

Sobre este artigo: talves mais marcante para alguns, será saber que pior que a perda dos 10 a 20 anos de vida, é a possíbilidade de qualquer fumador viver a sua fase final de vida em grande agonia e sofrimento. E nessa altura nada há a fazer. Para alguns a morte será um alívio desejado.
Os fumadores deverão ser confrontados com esta possibilidade.

 

Post a Comment

<< Home