Tuesday, July 11, 2006

Não comer fruta é a 5ª causa de morte

Segundo a Organização Mundial de Saúde não comer fruta é a 5ª causa de morte em Portugal.

À primeira vista poderíamos pensar que se falava apenas dos países de terceiro mundo, mas a verdade é que este “flagelo” atinge também países desenvolvidos. Mas uns não comem porque não têm, enquanto os outros não comem porque não estão para isso.

Os radicais livres são molélucas oxigenadas tóxicas que destroem o nosso organismo ao nível celular. São produzidos essencialmente em consequência de factores como fumar, stress, poluição e a exposição excessiva a raios solares.

A Fruta tem um efeito anti-oxidante que ajuda a neutralizar os radicais livres graças à sua abundância em vitaminas A, C, E e Beta-Caroteno.

As estatísticas indicam que o consumo regular de fruta diminui em 21% o risco de deonças cardio-vasculares e em 19% o risco de cancro gastro-intestinal.

Mas mais do que isso tem um efeito genérico sobre a nossa saúde, ajudando-nos a manter jovens, activos e saudáveis. Tem ainda o bónus extra de nos ajudar a manter a pele macia e o corpo elegante.

A dose recomendada é de 3 a 5 peças por dia, mas a maioria dos Portugueses passa dias ou semanas sem comer uma única peça de fruta. Quando se pergunta a alguém porquê, ouve-se logo a resposta que não têm tempo para descascar e lavar, pois levam uma vida demasiado acelerada.

Mas com as alternativas e possibilidades que temos hoje em dia já não há desculpa.

2 Comments:

At 12:01 AM, Blogger Tester said...

Pois é... Parece um bocado hipócrita da nossa parte. Todos temos consciência do papel da fruta na nossa saúde e humor e até não temos qualquer problema de escassez de alimento, mas qd toca a fazermos algo por nós parece que somos tolos! Aos poucos vamos pagando... qd só precisamos é de fazer um pequeno esforço para mudar os nossos hábitos. Eu como fruta pq gosto (bastante, eheheh), mas tenho noção que por vezes é complicado descascar fruta na cantina da faculdade. Ficamos todos pegajosos, "perdemos" tempo... Enfim, é mais fácil agarrar num doce ou num iogurte do que num pêssego.

 
At 4:13 PM, Anonymous Anonymous said...

Sabem onde é que podem ver e sentir fruta da boa? sabem, sabem, eu digo é na FIL. Vamos ter em exposição Melões, Pêras, Melancias, Tomates, Bananas, vai ser só frua da boa e fresquinha.

 

Post a Comment

<< Home