Monday, October 29, 2007

Morango Voador



Eu próprio não queria acreditar quando me disseram, mas segundo consta, foi avistado ali para os lados do Novo México, nos Estados Unidos da América, um morango gigante voador!

Não, não é qualquer tipo de delírio fruticionista, é mesmo verdade! Eu também só acreditei quando vi estas imagens e aí, claro, entendi tudo.

Trata-se de um balão de ar quente decorado de forma a assemelhar-se com um morango, fruta tão apreciada por aqueles lados e por todo o mundo.

O Balão Morango, de seu nome, arrecadou com a sua decoração original, o 2º lugar no Fiesta Internacional de Balonismo de Albuquerque.

Se nós aqui no Fruticionismo fossemos do painel de júris, tinhamos-lhe dado o 1º lugar, mas vendo bem as coisas, o 2º lugar não está nada mal, porque para ganhar o 1º prémio, só mesmo se fosse um morango verdadeiro.

E morango para cá, morango para lá, já estou é a ficar aqui com um apetite...e quando se fala em apetite, falamos de Micael....MORANGO!!


in www.inema.com.br

Friday, October 26, 2007

Fruta, infelizmente, um hábito de elite

Segundo um estudo realizado pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNA) no âmbito do projecto europeu “Pro Children”, o consumo diário de fruta e produtos hortícolas em Portugal é superior na população com um nível de escolariedade mais elevado e nas classes sociais mais altas.

O estudo teve como objectivo avaliar o consumo de frutas e produtos hortícolas por crianças dos 11 aos 13 anos e pelos seus pais.

As 1853 mães que participaram no estudo, consomem uma média diária de 221 gramas de fruta e 171 gramas de vegetais, apesar da média recomendada pelo Organização Mundial de Saúde ser de, no mínimo, 400 gramas por dia destes alimentos.

Mesmo assim, Portugal, comparativamente com os restantes países que integraram o estudo, está numa posição favorável.


E depois de ler isto, pergunto: Mas porque é que a fruta ainda não faz parte do consumo diário habitual de todas as famílias portuguesas e estrangeiras? A fruta não tem nada de elitista e é um bem acessível a todos nós. Os seus benefícios estão mais que comprovados e não é necessário ter um nível de escolariedade mais alto ou pertencer a classes socias de topo para o perceber.

Vamos lá mostrar que a fruta é como o Sol. Quando nasce, é para todos!

in www.diariodigital.sapo.pt

Wednesday, October 24, 2007

Melancia ao cubo

A fruta não é de todo um assunto quadrado se bem que, neste caso, até o
seja e ao que parece, essa moda veio para ficar. Os agricultores asiáticos já
o fazem há algum tempo e agora chegou a vez dos brasileiros criarem uma
fruta com um formato de um cubo. E que fruta é essa? Pois bem, é uma fruta
que tradicionalmente é tudo menos quadrada: a melancia.

A ideia de a transformar em cubo prende-se com a facilidade de
armazenamento e transporte pois, diga-se de passagem, ela é um trambolho
dentro de qualquer frigorífico. O seu formato arredondado não permite muitas
das vezes aproveitar da melhor maneira o espaço disponível, tornando-se
difícil guardá-la.

O truque para elas ficarem ao cubo é colocar as melancias ainda pequenas
dentro de moldes cúbicos de plástico e alumínio. Depois, à medida que
crescem, adoptam o formato desse molde.
O sabor, esse, ninguém coloca em causa. Deliciosa como sempre mas com
algumas sementes à mistura o que desmotiva os mais preguiçosos... .
Mas esta melancia quadrada, para além do seu peculiar formato, não tem
sementes! Que mais querem? Talvez um preço mais acessível, porque estas
melancias são 4x mais caras do que as “normais”.

Para quem não quer aborrecer-se com sementes, transportes,
armazenamentos difíceis e preços astronómicos, fica aqui o meu conselho:
comprem e bebam um bom suminho de fruta. O sabor está lá todo!

Wednesday, October 17, 2007

Fruta, legumes e hortaliças salvam 2,7 milhões de vidas

Esta podia ser a manchete de todos os jornais ano após ano, se todas as pessoas ingerissem a quantidade aconselhada de produtos hortofrutícolas. São 2,7 milhões de vidas que se perdem todos os anos devido a doenças que se podiam prevenir tendo apenas uma alimentação saudável.
Por exemplo, cerca de 19% dos cancros gastrointestinais, 31% de doenças cardiovasculares isquémicas e 11% dos enfartes são resultado de um deficiente consumo de hortofrutícolas.

A maior parte dos frutos, legumes e hortaliças têm um baixo valor calórico, reduzida quantidade de gordura, elevada quantidade de água e vários tipos de fibras alimentares. Um cocktail extremamente salutar para o organismo.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda um consumo mínimo de 400g de hortofrutícolas por dia, para usufruir em pleno dos efeitos benéficos destes alimentos.

Deixo-vos estes conselhos:

- Ingerir fruta ao pequeno-almoço (sólida ou em sumo).
- Levar uma peça de fruta para o local de trabalho. É uma óptima alternativa aos snacks calóricos a meio da manhã/tarde.
- Acompanhar as refeições principais com salada e um bom sumo de fruta de confiança.
- Adicionar hortícolas e/ou fruta aos estufados, gratinados e massas.
- Beber sumos de fruta naturais ou sumos de fruta à base de fruta verdadeira.

Com todas estas informações, a partir de agora é salve-se quem quiser!

in www.medicosdeportugal.iol.pt

Monday, October 15, 2007

Incentivo saudável

As grávidas do Reino Unido não têm sido um bom exemplo no que toca a cuidados nutricionais. Ao que parece, 1 em cada 12 bebés que nascem em Inglaterra e em Gales está abaixo do peso normal, o que ocorre muitas das vezes, devido à deficiente obtenção dos nutrientes necessários ao seu desenvolvimento no útero.
Para combater esta tendência, o governo está a ponderar a possibilidade de pagar às grávidas, com 7 meses de gravidez, cerca de 170€ para que possam investir mais em frutas e verduras a incluir na sua alimentação. Também terão aconselhamento sobre dietas equilibradas e auxilio para abandonar vícios prejudiciais, como é o caso do alcool e do tabaco.

Este assunto fez-me pensar e acho que o Fruticionismo, de futuro, necessitará de abrir uma filial inglesa, para que as futuras mamãs de Inglaterra possam ter acesso a algumas dicas essenciais sobre nutrição e hábitos saudáveis. Sendo assim, passaríamos a ser o Fruticionism e os membros seriam a Patrícia Pear, o Micael Strawberry e o Bernardo, que continuaria a ser Banana, embora com outro sotaque.

Falando um pouco mais a sério, isto são notícias preocupantes. Qualquer mamã que se preze, sabe que a saúde do seu bebé depende inteiramente dela. É importante que ela coma muita fruta, sumos de fruta e verduras, para além de todos os cuidados com o stress, esforços físicos, etc. . Por isso, faço o apelo às mamãs de todo o mundo, para que em nome do Joãozinho, do Manelinho, do Pedrinho, da Joaninha, da Mariazinha e de todos os que ainda nem sequer têm nome, comam FRUTA ou bebam SUMOS DE FRUTA!

in www.g1.globo.com