Wednesday, March 07, 2007

Como uma força, como uma força,..

Alguns de vocês recordam-se deste refrão, cantado pela nossa meia-irmã, Nelly Furtado? Sim, naquela altura em que o país parou para ver a nossa grande selecção a debater-se galhardamente no Euro2004. Que momento!

As coisas até correram bem, tivemos uma boa prestação, obtivemos um resultado satisfatório, mas…houve uma que ficou aqui atravessada e que até hoje ainda não nos saiu da memória! Falo daquela terrível equipa da Grécia.

Nunca os conseguimos vencer. Nem no primeiro jogo, nem no segundo. Os homens pareciam que estavam protegidos pelos Deuses do Olímpo e a nossa selecção, coitadinha, não lhes conseguiu fazer frente. Foi uma altura difícil. Mas hoje, deparei-me com uma notícia que parece ser a explicação para esses acontecimentos.

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, a Grécia é o país com a maior média diária de consumo de frutas e legumes, chegando às 580 gramas per capita. Já em Portugal, ficamo-nos por umas modestas 335 gramas. Cá está, esta, só pode ser a razão para os factos que aconteceram aqui há uns anos. Os Gregos estavam nutricionalmente em nítida vantagem face aos Portugueses. Correm inclusivamente rumores de que antes e durante os intervalos dos jogos, eram dados aos jogadores da selecção grega, sumos de fruta da melhor qualidade para dar aquela ajuda extra em campo.

Com uma técnica destas, não haviam eles de ter ganho tudo o que havia para ganhar?

Temos de aprender com os nossos erros, não vamos deixar que isto aconteça outra vez! Eu não quero voltar a sofrer e a chorar em frente a um ecrã de televisão… .

Força fruta, força Portugal.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home