Monday, September 11, 2006

Frutose vs. Sacarose

Para quem possa não conhecer, a sacarose é o açucar que geralmente utilizamos em casa. A frutose é o equivalente da fruta, mas que em vez de ser retirado da cana do açucar é retirado da fruta e é mais saudável que a sacarose.

A primeira grande notícia da frutose é que é muito mais doce que a sacarose (cerca de 1,7 vez mais doce que a sacarose) o que faz com que qualquer pessoa acabe por colocar menos quantidade, conduzindo à redução das calorias ingeridas sem sacrificar o agradável sabor doce..

Mas a grande vantagem é a velocidade de absorção . É absorvido lentamente e portanto não provoca picos de altos e baixos no teor de açúcar no sangue. Como o açucar é absorvido muito rapidamente, pode provocar picos de açúcar no sangue. O arroz por outro lado, é absorvido mais lentamente e tende a transformar-se mais em glicogénio (energia para actividade física).A frutose não tem uma absorção tão lenta como o arroz ou o esparguete, mas tem uma absorção 40% mais lenta que a sacarose permitindo a tal transformação em glicogénio.

A condição de passar mais lentamente para a corrente sanguínea, sem necessitar a presença de insulina, torna a frutose importante para os diabéticos, pois concorre para evitar picos de altos e baixos no teor de açúcar no sangue

Para desportistas, para diabéticos ou para quem simplesmente quer reduzir calorias a frutose é o substituto perfeito da sacarose.

Podemos encontrar frutose vendida em pó (tal como o açucar convencional) nas lojas de produtos naturais, mas também o podemos encontrar na fruta em estado natural.Por isto é que muita gente diz: “A fruta também engorda”.
Mas a verdade é que qualquer fornecedor de energia engorda.

É necessário é escolher a fonte de energia mais saudável e com maior valor nutritivo por menos calorias.

7 Comments:

At 11:11 AM, Anonymous Anonymous said...

olá!!!
desculpas por estar a comentar, mas estou fazendo pesquisas sobre intolerancia a frutose (doença genetica) e achei curioso não haver nada nesse sentido... afinal ha limitaçoes em adoptar esta ''dieta''?!?!?!?!



andreia (andreia_sld@sapo.pt)

 
At 9:20 PM, Anonymous Anonymous said...

oi! estava pesquisando "xarope de milho de alta frutose", q tem sido considerado um dos vilões responsáveis pela obesidade dos norte-americanos - e caí no seu blog.
Será q vc sabe me dizer se a frutose, pura e simplesmente, é menos nociva do essa tal "alta frutose"?

 
At 12:10 AM, Blogger Unknown said...

Oi, pequena correção: a frutose vendida separadamente é retirada do milho.

 
At 10:07 PM, Anonymous Anonymous said...

Pelo que pesquisei a frutose é apontado como o principal vilão da epidemia de obesidade recente. Esta epidemia coincide com o uso da frutose (obtida por reações químicas no amido do milho) pela indústria em substituição à sacarose da cana e da beterraba. Há várias evidências que dão suporte a essa hipótese. A frutose é metabolizada pelo fígado em glicogênio. Porém a capacidade do fígado em produzir glicogênio é limitada. Então o restante da frutose ira ser metabolizada em glicerol, que entrará na composição das gorduras. A glicose é absorvida pelos tecidos do corpo (músculo, sistema nervoso, etc), sendo utilizada como fonte de energia por esses tecidos imediatamente após a absorção da glicose pelo organismo.
Além disso a frutose não estimula a liberação de leptina, que está envolvida com o mecanismo de saciedade. Ou seja, uma pessoa pode ingerir uma quantidade alta de frutose (ou seja, muitas calorias), sem se sentir saciada, o que não acontece com os outros açúcares.
É importante perceber que a frutose que é contida nas frutas não parece ser o risco principal, já que estas não têm uma quantidade grande de frutose, e têm outros açúcares como a glicose, sacarose, além de ter outras substâncias benéficas como fibras, vitaminas, antioxidantes.
O grande problema é a frutose concentrada que é adicionada em muitos produtos alimentícios industrializados.

 
At 9:55 PM, Blogger maria moura said...

andei tbm a pesquizar um pouco sobre este assunto e o açucar (sacarose) continua a ser o pior de todos, para além de se transformar em ácido e sabem o que acontece em presença da acidez no organismo... daí que a frutose, até agora, penso ser a melhor solução para quando queremos um docinho :D

 
At 9:56 PM, Blogger maria moura said...

andei tbm a pesquizar um pouco sobre este assunto e o açucar (sacarose) continua a ser o pior de todos, para além de se transformar em ácido e sabem o que acontece em presença da acidez no organismo... daí que a frutose, até agora, penso ser a melhor solução para quando queremos um docinho :D

 
At 6:48 PM, Anonymous Anonymous said...

Olá! Fiquei hoje a saber que tenho intolerância a frutose. Tudo aconteceu porque eu já era vegetariana e alterei a dieta para o frugivorismo. Foi um terror para mim, no entanto eu insisti na dieta porque nas minhas pesquisas e contactos com outros frugivoristas me diziam que eram os "sintomas da desintoxicação". Achei estranho pois eu sempre me alimentei com produtos biológicos, deixara a carne, peixe, ovos, lacticínios e glúten há mais de 8 anos. Tendo sido sempre adepta de jejuns, larguei há 3 anos todo o tipo de açúcar que se adiciona (adoçantes ou sacarose/frutose/maltose/xaropes de cereais/stevia/agave/mel/açúcar de coco...) Depois retirei também a soja. Pois só me restavam frutas, legumes, algas, arroz integral, inhame, mandioca e batata doce. Mas não pude continuar. Os sintomas eram muito fortes e coincidiam com o que diziam ser os sintomas de desintoxicação, mas eu larguei. Melhorei muito. Neste momento só consumo peixe cozido com azeite, ovos cozidos ou escalfados, café de casa, água e algumas folhas como alface, rúcula, agrião e espinafre. A intolerância aos açúcares pode ser um caso complexo de se identificar já que eu tinha feito vários testes de intolerância alimentar bastante caros e nenhum identificou esta intolerância a frutose. Para além desta tenho a outro açúcar - a lactose. E para a semana vou saber se também tenho à glicose.(Intolerância congénita aos carboidratos) As frutas são tudo de bom na vida. Amo frutas mas agora voou ter de seguir outro caminho, a vida assim o pede e sinto que mesmo que não o saibamos ele está escrito nos nossos genes também. Alguma coisa de divino há-de ter... Um beijo grande a todos e obrigada por divulgarem uma boa alimentação que é fundamental para a vida!

Irish-
achyr_radee@hotmail.com

 

Post a Comment

<< Home