Monday, March 19, 2007

Crianças em risco

Criança obesa com "vida ameaçada"

Segurança Social do Reino Unido pondera retirar custódia à mãe

“A custódia de um menino de oito anos com 90 quilos pode ser retirada aos pais, no Reino Unido. O peso da criança é três vezes mais que o normal para a idade…”

“Com 90 quilos de peso, Connor McCreaddie já partiu quatro camas e cinco bicicletas. Tem dificuldade em vestir-se e muitas vezes falta à escola.”

“…mantém a fome constante que o leva a comer quatro pacotes de batatas fritas por dia e a pedir constantemente comida a peso, que nunca inclui fruta nem vegetais.

A mãe nega a acusação de negligência.

"Ele recusa comer fruta, vegetais, saladas. Só quer comer alimentos processados. Quando não come mais nada, tenho de lhe dar as comidas de que ele gosta, não posso deixá-lo à fome", explica.
(…)
O Reino Unido está a braços com aquilo a que os médicos chamam "epidemia de obesidade infantil", causadora de doença coronária e diabetes.

In Sic Online - 27 de Fevereiro de 2007


Este é apenas mais um caso de obesidade infantil que ganha expressão pelo insólito e inacreditável estado a que esta criança chegou. Apesar de este ser um caso particular, começam a haver cada vez mais crianças a caminhar nesta direcção, o que deixa pais e profissionais da saúde seriamente preocupados com o futuro.

Já todos sabemos que as crianças têm a tendência para optarem por alimentos pouco saudáveis, porque, não adianta negar, eles provocam uma experiência muito agradável ao paladar. Quantos de nós e não apenas em criança, não cedeu já a um chocolate a mais, àquela sobremesa com bom aspecto…é humano gostar de coisas boas. E não tem problema nenhum. Agora, cair no exagero é altamente prejudicial! Há alimentos, como a fruta (coisa que esta criança se recusa a comer) que proporcionam momentos igualmente agradáveis ao paladar, com o grande benefício de serem excelentes para a saúde e bem-estar. É tudo uma questão de equilíbrio alimentar, que cada vez mais parece não haver. E isso ensina-se às crianças hoje, para garantir que o futuro delas não esteja à partida hipotecado.

Vou recorrer a um cliché, mas que se aplica à situação: “O futuro constrói-se hoje”.

Espero sinceramente, que este post sirva para alertar e modificar comportamentos. É para mim, particularmente preocupante assistir à escalada deste problema tão grave que já se extende a nível mundial.

1 Comments:

At 6:50 PM, Blogger Sandra Almeida said...

Eu quando vi a notícia só pensava: será que isto é negligência ou ignorância pura???

Mas parece-me que se trata mesmo de negligência... É sempre o caminho mais fácil deixar os filhos comerem o que lhes apetece!

Beijinhos

 

Post a Comment

<< Home