Friday, March 30, 2007

Queria uma embalagem de fruta, se faz favor.

E agora, para aqueles que davam a desculpa de que comer fruta não dá jeito e não é prático, chan, chan, chan, chan! Eis que aparece a solução para os vossos problemas! Acabou-se o “ah, não tenho onde lavar esta maçã..” ou o “ah, não tenho aqui nenhuma faca para a cortar” ou outras desculpas desse género.

A Associação Nacional de Produtores de Maçã de Alcobaça teve a genial ideia de criar a “Maçã Fatiada”. Uma maçã fatiada por si só, não é nada de surpreendente, eu sei, mas a maneira como eles a apresentam e a vendem é sem dúvida, inovadora.
Trata-se de uma embalagem que contém uma maçã cortadinha com casca (porque faz bem) pronta a comer. Com todas as excelentes propriedades nutricionais de uma maçã e com a validade de 2 semanas. Os mais distraídos talvez não se tenham apercebido, mas ela já está disponível em vários supermercados.

Felizmente, este tipo de produtos que incita a um maior consumo de fruta, é cada vez maior. É mais uma grande ajuda para a implementação de hábitos alimentares saudáveis na população.

Só me resta perguntar-vos, quantas embalagens vão querer?

Monday, March 26, 2007

E quem vem lá é…

Como o Bernardo referiu e muito bem, vamos mesmo passar a ter um terceiro elemento a participar connosco. Agora que já confirmei tudo com ele, posso revelar-vos mais informações acerca de quem ele é e do que vai fazer mais propriamente.


Nome: Micael Morango

Ocupação: Culinária “saudável”

O que vai trazer ao blogue: Receitas simples e práticas à base de fruta, que todos vão poder fazer em casa. Desde uma refeição completa, passando por uma sugestão para um lanche, sumos de fruta e, imaginem só, doces.

Já no início deste mês, vamos poder contar com o primeiro post do Micael, que nos vai trazer sem dúvida, uma proposta interessante.

Quanto a mim, estou bastante entusiasmada com a ideia. Espero que gostem e aproveitem.

Se leram o post anterior, viram que o Bernardo também demonstra saber alguma coisa em relação a esta matéria, portanto, melhor que um, só dois experts em culinária.

Mais uma coisa, não se deixem enganar pelos supostos ciúmes do Bernardo, eles na realidade dão-se bem, gostam é de se “picar” um ao outro.

Friday, March 23, 2007

Quem vem lá?

Pois é, a minha querida amiga Patrícia já tinha avisado, mas como ela nunca mais falou nisso, eu pensei que fosse para esquecer. Pois bem, enganei-me.

Parece que ela anda mesmo em “negociações” com um amiguinho lá dela que é todo habilidoso na cozinha, nomeadamente a preparar menus que incluam fruta. Não é que eu também não pudesse dar-vos umas dicas acerca da preparação de pitéus desses, mas ela insistiu para que fosse o chef que ela conhece e tal… . Melhor assim, porque eu sou uma pessoa ocupada, com muitos afazeres e sem tempo algum a perder.

Sendo assim, preparem-se para a chegada de um terceiro elemento ao nosso querido e estimado blogue, que nos vai ensinar a preparar refeições à base de fruta.

Eu mesmo assim, continuo a achar que quem vai ser prejudicado são vocês que nos seguem regularmente. Tenho de admitir (modéstia à parte) que sou detentor de várias receitas secretas simplesmente divinais das quais ele dificilmente jamais terá ouvido.

Mas tudo bem, tudo bem,…

Wednesday, March 21, 2007

Como afogar as mágoas

Quem é que já não teve um dia menos bom? Um dia daqueles em que mais valia ter ficado quieto à espera que as 24 horas dessem lugar a outras?

Aquele telefonema desagradável, aquela fila no trânsito, aquele maldito pássaro que fez de nós um wc...

Para alguns, a maneira de tentar fazer esquecer tudo o que se passou é acabar a noite num bar tendo como companhia um balcão, um garçon e um copo de bebida, digamos que, pouco saudável. Sinceramente, não sei como é que isso pode ser solução. É apenas tornar o dia ainda pior do que como começou.

Mas, e se…imaginemos esta situação:

“-Garçon, hoje o meu dia foi miserável. Estou por tudo! Dê-me o sumo de fruta mais forte que aí tiver. Um assim mesmo carregado com vitaminas”

“-Tem a certeza, senhor?” Pergunta ele.

“-Claro! Meta tudo o que tiver no fruteiro e sirva-me, sff”

“-Já que insiste, posso sugerir o famoso cocktail de frutas Bernardo Banana, uma bebida criada em honra do pioneiro do movimento fruticionista mundial? É de facto a coisa mais forte que tenho, não sei se vai aguentar…”

“-Hummm…aceito o desafio!” diz ele determinado.

Nisto um silêncio irrompe pelo bar. Todos olham para este arrojado homem. Admiram a sua coragem por desafiar os limites da saúde humana.
O garçon começa a preparar a bebida, com todo o cuidado para respeitar as Doses Diárias Recomendadas de vitaminas. Tem ananás, maçã, pêra, todos os frutos que existem à face da Terra. Por fim, acaba a sua preparação com um toque de banana, claro.

“-Aqui está, senhor”

Os olhos estão postos naquele homem. Ele sente a pressão. Mas não hesita. Mete o copo à boca e começa a beber. E bebe, bebe,… . Até que perto do fim, não resiste e pára.

“-Ohhhhhh” diz a audiência desapontada em coro.

E agora vocês perguntam: Mas então, o dia dele estava a correr tão mal, qual é a vantagem de ter pedido um sumo de fruta? Ainda para mais sem o ter conseguido beber até ao fim e ser o tão desejado herói?


Simples. A moral da história é que, quando o dia começa mal, é provável que continue mal até acabar. Nem mesmo um bom sumo de frutas consegue reverter essa tendência. Mas que ajuda para que os dias seguintes corram melhor, ajuda!

Monday, March 19, 2007

Crianças em risco

Criança obesa com "vida ameaçada"

Segurança Social do Reino Unido pondera retirar custódia à mãe

“A custódia de um menino de oito anos com 90 quilos pode ser retirada aos pais, no Reino Unido. O peso da criança é três vezes mais que o normal para a idade…”

“Com 90 quilos de peso, Connor McCreaddie já partiu quatro camas e cinco bicicletas. Tem dificuldade em vestir-se e muitas vezes falta à escola.”

“…mantém a fome constante que o leva a comer quatro pacotes de batatas fritas por dia e a pedir constantemente comida a peso, que nunca inclui fruta nem vegetais.

A mãe nega a acusação de negligência.

"Ele recusa comer fruta, vegetais, saladas. Só quer comer alimentos processados. Quando não come mais nada, tenho de lhe dar as comidas de que ele gosta, não posso deixá-lo à fome", explica.
(…)
O Reino Unido está a braços com aquilo a que os médicos chamam "epidemia de obesidade infantil", causadora de doença coronária e diabetes.

In Sic Online - 27 de Fevereiro de 2007


Este é apenas mais um caso de obesidade infantil que ganha expressão pelo insólito e inacreditável estado a que esta criança chegou. Apesar de este ser um caso particular, começam a haver cada vez mais crianças a caminhar nesta direcção, o que deixa pais e profissionais da saúde seriamente preocupados com o futuro.

Já todos sabemos que as crianças têm a tendência para optarem por alimentos pouco saudáveis, porque, não adianta negar, eles provocam uma experiência muito agradável ao paladar. Quantos de nós e não apenas em criança, não cedeu já a um chocolate a mais, àquela sobremesa com bom aspecto…é humano gostar de coisas boas. E não tem problema nenhum. Agora, cair no exagero é altamente prejudicial! Há alimentos, como a fruta (coisa que esta criança se recusa a comer) que proporcionam momentos igualmente agradáveis ao paladar, com o grande benefício de serem excelentes para a saúde e bem-estar. É tudo uma questão de equilíbrio alimentar, que cada vez mais parece não haver. E isso ensina-se às crianças hoje, para garantir que o futuro delas não esteja à partida hipotecado.

Vou recorrer a um cliché, mas que se aplica à situação: “O futuro constrói-se hoje”.

Espero sinceramente, que este post sirva para alertar e modificar comportamentos. É para mim, particularmente preocupante assistir à escalada deste problema tão grave que já se extende a nível mundial.

Thursday, March 15, 2007

Poesia do dia

Hoje, quando acordei, fui invadido por uma súbita inspiração que me levou a escrever um poema. Desde já aviso as pessoas mais sensíveis, de que são palavras profundas que podem provocar emoções muito fortes, portanto considerem-se avisadas.

Então cá vai:

Andava triste e abatido
Não me sentia bem, estava rendido
Até que chegou o dia em que te descobri
Num fruteiro ali tão perto de mim.

Linda e espampanante
Revestida de cor deslumbrante
Encantaste-me com o teu odor
Maravilhaste-me com o teu sabor

Desde esse dia então
Que ficaste para sempre no meu coração
Viver sem ti já não sou capaz
Oh minha fruta que tão bem me faz.

Wednesday, March 14, 2007

Apresento-vos a FAO

Bem, já há algum tempo que queria que conhecessem uma grande amiga nossa, que apesar de trabalhar arduamente em nosso favor, não tem muitas vezes o reconhecimento que devia ter. Estou a falar da FAO, sigla que significa Food and Agriculture Organization of the United Nations.
A FAO já tem uns bons 62 aninhos, mas continua cada vez mais activa na sua missão de elevar os padrões de qualidade alimentar, aumentar a produtividade agrícola, melhorar as condições das populações rurais e contribuir para o crescimento da economia mundial.

São 190 países que estão envolvidos e empenhados em garantir que temos à nossa disposição alimentos de grande qualidade capazes de nos cuidar da saúde.

Eles levam a cabo investigações, desenvolvem novas soluções, ensinam a como fazer, sei lá, fazem tudo em prol do bem-estar do mundo inteiro. O mínimo que podemos fazer, é realmente dar-lhes ouvidos. Afinal de contas, são especialistas nesta área da nutrição, onde a nossa frutinha tem um papel muito importante.

Podem ficar a conhecer melhor o trabalho da FAO em www.fao.org .

Sim, eu sei que este post não é “Bernardo Banana Style”, mas já que ele gosta de puxar isto para a brincadeira, eu de vez em quando mostro que o nosso blog também sabe ser sério. Só para equilibrar um bocadinho… . Naõ fiques chateado, Bernardo, eu gosto muito dos teus posts, tá?

Monday, March 12, 2007

Fruta e Andaimes

Para quem julgava que os trabalhadores da construção civil eram indivíduos com um baixo nivel de escolaridade e instrução, o post de hoje serve para desmistificar essa ideia! A verdade é que, por baixo daquela espessa camada de pó de cimento que lhes cobre o corpo, mostram que sabem muito mais que dar umas marteladas e assobiar durante horas a fio.
Digo isto porque, ao pé da minha casa, existe um prédio em obras e consigo ouvir muitas das coisas que eles dizem lá do alto dos andaimes. Normalmente o tipo de “observações” que fazem, dirige-se em grande escala ao público feminino, talvez numa tentativa de mostrarem todo o seu nível de conhecimentos e desta maneira impressionar pela positiva.
Senão, vejamos.

Se já passaram a pelo menos 500 metros de uma obra, concerteza de que já ouviram a expressão “hey, ca grandas melões”.
Dizer a alguma senhora que ela é detentora dos tais “..gandas melões”, é o mesmo que dizer que a zona peitoral da elogiada é, para além de bem constituída, uma coisa que faz bem à saúde. Nós sabemos disso, eles sabem disso. A única diferença é que eles não têm vergonha de o dizer seja em que ocasião fôr. E é assim que deve ser! Esta expressão é tão somente uma forma abreviada de dizer o seguinte:

“HEY, CA GRANDAS…
…Calorias - 31kcal…
…Proteínas - 0,85g…
…Gorduras - 0,15g…
…Vitamina A - 2800 U.l….
…Vitamina B1 (Tiamina) - 30 mcg…
…Vitamina B2 (Riboflavina) - 20 mcg…
…Vitamina B5 (Niacina) - 0,55 mg…
…Vitamina C…
…Ferro - 0,4 mg .”

E muita atenção que estes valores são apenas para 100 gramas de melão. Sabendo que se tratam de 2 melões com um peso superior a 100 gramas cada, resta-nos fazer as contas. Surpreendidos?

Friday, March 09, 2007

Diz-me como te chamas, dir-te-ei quem és.

Em homenagem aos apelidos que, tanto eu como o Bernardo, optámos por usar no mundo virtual, aqui ficam alguns factos interessantes acerca daquilo que eles representam na realidade:

(Patrícia) PÊRA

A pêra é um dos maiores presentes do verão para os amantes da alimentação natural. Com um sabor delicioso, a fruta é rica em potássio, sódio, cálcio, fósforo, enxofre, magnésio, silício, ferro, vitaminas A e C e do complexo B. É utilizada popularmente como coadjuvante do tratamento da hipertensão arterial e da prisão de ventre, sendo considerada, também, um óptimo diurético. A sua maior acção terapêutica tem lugar na doença diverticular do intestino.


(Bernardo) BANANA

Conhecida como um dos mais completos alimentos, a banana constitui uma inesgotável fonte de hidratos de carbono, potássio, sódio, fósforo, cloro, magnésio, enxofre, silício, cálcio, niacina, vitaminas A, B1, B2 e C. É reconhecida como calmante intestinal, por estimular o apetite e as funções digestivas, graças a uma substância óleosa presente na sua composição, de efeito adstringente, que suaviza o intestino delgado, grosso e reto, sendo aplicada em casos de diarreia aguda ou crónica.


Agora, já nos ficaram a conhecer um bocadinho melhor, não?

Wednesday, March 07, 2007

Como uma força, como uma força,..

Alguns de vocês recordam-se deste refrão, cantado pela nossa meia-irmã, Nelly Furtado? Sim, naquela altura em que o país parou para ver a nossa grande selecção a debater-se galhardamente no Euro2004. Que momento!

As coisas até correram bem, tivemos uma boa prestação, obtivemos um resultado satisfatório, mas…houve uma que ficou aqui atravessada e que até hoje ainda não nos saiu da memória! Falo daquela terrível equipa da Grécia.

Nunca os conseguimos vencer. Nem no primeiro jogo, nem no segundo. Os homens pareciam que estavam protegidos pelos Deuses do Olímpo e a nossa selecção, coitadinha, não lhes conseguiu fazer frente. Foi uma altura difícil. Mas hoje, deparei-me com uma notícia que parece ser a explicação para esses acontecimentos.

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, a Grécia é o país com a maior média diária de consumo de frutas e legumes, chegando às 580 gramas per capita. Já em Portugal, ficamo-nos por umas modestas 335 gramas. Cá está, esta, só pode ser a razão para os factos que aconteceram aqui há uns anos. Os Gregos estavam nutricionalmente em nítida vantagem face aos Portugueses. Correm inclusivamente rumores de que antes e durante os intervalos dos jogos, eram dados aos jogadores da selecção grega, sumos de fruta da melhor qualidade para dar aquela ajuda extra em campo.

Com uma técnica destas, não haviam eles de ter ganho tudo o que havia para ganhar?

Temos de aprender com os nossos erros, não vamos deixar que isto aconteça outra vez! Eu não quero voltar a sofrer e a chorar em frente a um ecrã de televisão… .

Força fruta, força Portugal.

Monday, March 05, 2007

Fanatismo Fruticionismo

"Agente da PSP agredida num supermercado da Damaia
Quanto tentou impedir quatro mulheres de comer fruta sem pagar

Uma agente da PSP foi agredida por quatro mulheres dentro de um supermercado, ontem, na Damaia, quando tentou impedi-las de comer fruta sem pagar.

Segundo fonte da corporação, citada pela Agência Lusa, a agente que se encontrava de serviço no estabelecimento comercial necessitou de receber assistência médica no hospital Amadora-Sintra, devido a ferimentos no pescoço, mas já teve alta.

A agente conseguiu deter as quatro mulheres com recurso a gás pimenta."

in Jornal de Notícias, 10 de Fevereiro


Amigos, todos nós sabemos da importância da fruta. Todos nós sabemos que comer fruta é um hábito saudável. Mas...existem certos limites que devemos respeitar. Se para estas 4 senhoras a fruta é algo bom para a saúde, já a agente da PSP não ficou com essa sensação.

Óbviamente que brinco, porque a situação não teve causas de maior. Mas este é um exemplo daquilo que também não quero que façam em nome da nossa causa,

Estas 4 senhoras, infelizmente passaram todas as barreiras. Não fosse isso, juro que tentaria junto delas um post para o nosso blog. Quer-me parecer a mim que seriam excelentes aliadas nesta luta (sem a violência física que parece ser o seu modus operandi) em prol do consumo de fruta.

Desta história, podemos tirar algumas conclusões, para além das mais óbvias, daquilo que não se deve fazer. Por exemplo:

- Por estarem no supermercado, não devem ter lavado as mãos antes de comerem, transmitindo germes e bactérias.
- Também não devem ter lavado a fruta, menosprezando os perigosos produtos químicos presentes na casca.
- Não terem ingerido a quantidade diária necessária, porque foram interrompidas (e com razão) pela autoridade.

Por estas e outras razões, estas Fruticionistas não são de todo um exemplo a seguir, apesar de que, devidamente acompanhadas, possam vir no futuro, a fazer parte da nossa comunidade.

Friday, March 02, 2007

De regresso às lides da fruta

Meus caros amigos

Estou de volta.

Compreendo que muitos de vós se tenham admirado com a minha prolongada ausência, mas tudo tem uma explicação. Chegam alturas da vida em que é preciso parar e embarcar numa exaustiva viagem de introspecção até ao caroço do nosso ser.

Quem sou eu, o que estou aqui a fazer, para onde vou...coisas desse género! Felizmente que todo esse processo terminou e eu encontrei-me. Sei hoje mais sobre mim do que sabia aqui há uns tempos.

E a conclusão a que cheguei, é que sou um elefante cor-de-rosa.

Ok, era só para vos assustar! Calma. Ainda possuo algumas das minhas faculdades mentais e por enquanto o Júlio de Matos é só uma miragem. Por enquanto... .

Mas chega de devaneios. Estamos aqui para falar de coisas sérias. A brincar.

Quero saber quantos de vocês se mantiveram fiéis à fruta e a incluíram na vossa alimentação. Espero que não se tenham descuidado durante este interregno e tenham mantido o hábito saudável de comerem as vossas peças de fruta às refeições ou fora delas.
Nesta época então, mais que nunca é importante manter as defesas do organismo fortalecidas. Os vírus do costume andam à solta e propagam-se com uma facilidade impressionante.

A Vitamina C está a sair muito bem para este tipo de casos. Mas se já estiverem “atacados”, infelizmente já vão tarde de mais. Mas mais vale tomarem do que não tomarem. O segredo está na prevenção e ter as vitaminas todas em dia. Aconselho a laranja, o kiwi e morangos.

Mas com mais calma, vamos abordar todos estes assuntos. Hoje, só queria mesmo que soubessem que estou de volta. Bem, tenho de ir. Os visitantes do zoo estão a chegar e estão todos ansiosos por me verem tocar a sineta.