Saturday, October 21, 2006

Coma maçã com casca

Recentes investigações indicam que os anti-oxidantes não têm todos os mesmo efeitos.
Eles ajudam efectivamente a combater o cancro, mas não isolados. Para ter os efeitos desejados os vários anti-oxidantes têm de trabalhar em equipa.

Não nos podemos esquecer também que algumas Vitaminas, como a C, são hidrossolúveis, sendo que a sua ingestão deve ser de forma rotineira.

Ou seja, o ideal é ter uma alimentação com os vários anti-oxidantes de forma continuada.

O que nos deixa com duas opções: ou comer frutas variadas ou comer todos os dias uma maçã com casca.

A casca da maçã é extremamente rica em nutrientes vários. Na verdade é a parte mais rica.
Como lavar é sempre mais fácil do que descascar, não faz sentido comer a maçã sem casca.
Alguns nutricionistas dizem que se todos tivéssemos o hábito de comer uma maçã por dia o aparecimento de cancro na nossa sociedade diminuía consideravelmente.

É caso para dizer: uma maçã por dia, não sabe o bem que lhe fazia.

Wednesday, October 18, 2006

Tangerina - a fruta ZEN

A Tangerina é uma fruta milagrosa, reduz stress, acalma as emoções, ajuda a recompor depois de um desastre amoroso e reduz as doenças cardiovasculares.
Claro que todas as frutas têm um pouco destes efeitos, mas a tangerina tem um efeito milagroso.
Não se trata do que se come, mas de como se come.

Há muitos anos atrás esteve em Portugal um chinês de idade avançada, que após ter ficado maravilhado com tão delicada fruta criou esta técnica que desde então foi passada de amigos em amigos. E hoje, eu vou partilhá-la com vocês.

Parto do princípio que já todos vocês experimentaram tangerinas e que se depararam com um excesso de fiozinhos, que inclusivamente diminuem a doçura desta peça de fruta tão exímia.

A técnica chamada de “depilação da tangerina” consiste em retirar todos os fiozinhos brancos existentes à volta de cada gomo, até ao mais fininho. E só depois de concluir esta operação podemos comer o gomo, que estará naturalmente muito mais saboroso.

Uma das dietas com resultados mais extraordinários consiste exactamente nesta técnica e permite perder até 30 kilos num mês. Chama-se a dieta da tangerina depilada e consiste em se comer apenas tangerinas depiladas, gomo por gomo. Perdem-se 15 kilos pela alimentação reduzida e outros 15 pelo esforço em manter a calma.
Curiosamente todos os nutricionistas desaconselham esta dieta por se perder peso demasiado depressa.

Vá-se lá compreender os nutricionistas.

Thursday, October 12, 2006

Vitamina C

O Verão já lá vai e agora as nossas preocupações viram-se para as doenças de inverno, sem nunca deixar de fora a constipação.
A constipação é uma doençazinha de nada quando são os outros que a têm.
Assim que a apanhamos torna-se a mais grave das calamidades.

Uma das protecções naturais mais eficiente contra a constipação é a Vitamina C. Esta vitamina também foi muito importante no tempo dos descobrimentos devido ao efeito que tinha contra o escorbuto.
O escorbuto é hoje uma doença rara, mas que outrora foi muito comum entre marinheiros que não podiam comer alimentos frescos.

A Vitamina C tem ainda o efeito anti-oxidante que, tal como falámos antes, previne o envelhecimento e o aparecimento de varias doenças.

Podemos encontrar a vitamina C em várias frutas, mas naturalmente que é nos citrinos (kiwi, limão, laranja) que as podemos encontrar em maiores quantidades.

Não recomendo (excepto quando for sob receita médica) suplementos vitamínicos como comprimidos. Por outro lado, vários produtos como sumos de fruta (sem gás nem excesso de açucar) ou pastilhas contém vitamina C e podem funcionar como substituto.

Uma das características da Vitamina C é ser hidrossolúvel, ou seja, o seu excesso dissolve-se na água e desaparece pela urina. Por um lado, é bom porque não corremos o risco do excesso de Vitamina C, mas por outro lado, não podemos acumular reservas para os dias seguintes.
Assim sendo o ideal é termos o hábito de comer as nossas habituais 3 a 5 peças de fruta por dia.

Será que este Inverno os leitores do fruticionismo vão ser os visitantes da blogosfera mais resistentes à gripe e à constipação ?
Contem-nos

Monday, October 09, 2006

Conflito melancia

Há dois mil anos e uns trocos atrás os jogos (violentos por sinal) eram utilizados como forma de acabar com a guerra.
A ideia era canalizar a tensão, a agressividade e o ódio para os jogos. Todo o desejo sanguinário era satisfeito e todos ficavam felizes, com excepção de algum infeliz comido pelos leões.

Não sei se será possível acabar com os conflitos do médio-oriente com uma solução deste género, mas posso dar aqui uma ajuda para resolver os conflitos que possam ter com o colega do infantário ou do escritório conforme a fase da vida em que se encontrem.
Trata-se de um jogo com uma tradição longa. Mais ou menos desde os meus tempos de puto.
Quando duas pessoas se chateiam mesmo a sério uma delas diz: “ Desafio-te para um conflito melancia”. E a outra responde “sou um cobarde. Recuso o teu desafio” ou então “aceito o teu desafio para um conflito melancia”:

Dito isto colocam-se a uma distância inicial de 3 metros. Cada um dispõe de várias melancias mas só pode recarregar de caroços à medida que vai comendo.
O desafio consiste em cuspir alternadamente os caroços para a cara do adversário com toda a força possível até que um desista.

Cada vez que um dispara tem a hipótese de se aproximar mais um pouco, mas deve ter em consideração que o seu adversário vai ser o próximo a disparar.

Posso vos dizer que nos meus tempos de puto ingénuo e danado para a brincadeira chegáva a ficar a dois palmos do meu adversário e só parava quando se acabavam os caroços.
Mas no final já tinhamos descarregado a nossa raiva e eramos amigos outra vez.

Moral da história: quando te chateares com um amigo não guardes a mágoa dentro de ti. Atiras uns caroços de melancia a quem te ofendeu.